Colecta Paroquial

O que é o Contributo/Colecta Paroquial (Côngrua) ?

O contributo paroquial, também conhecido por côngrua, é a contribuição regular dos paroquianos para as despesas da sua paróquia. Não é esmola ! Todas as famílias devem contribuir anualmente para a sua comunidade. É uma das formas mais concretas de participação dos fiéis nas necessidades da vida e missão da Igreja, para o bem de todos. Sendo a Igreja uma instituição de natureza e fins sobrenaturais, não deixa de ser constituída por pessoas em vida terrena, de ser destinada a uma missão realizada num contexto social e dedicada a actividades que, no seu conjunto, comportam custos materiais. O 5º mandamento da Igreja («Contribuir para as despesas do culto e para a sustentação do clero segundo os legítimos usos e costumes e as determinações da Igreja») , aponta aos fiéis a obrigação de, conforme as suas possibilidades,  «prover às necessidades da Igreja de forma que ela possa dispor do necessário para o culto divino, para as obras apostólicas e de caridade e para a honesta sustentação dos seus ministros» (Catecismo da Igreja Católica, n. 2043).

A que se destina ?

Uma paróquia pode ter dois tipos de necessidades: correntes e extraordinárias. O contributo paroquial destina-se especificamente a prover as necessidades correntes, ficando as extraordinárias, (por exemplo, obras de grande dimensão), ligadas a iniciativas de angariação para o efeito.
Eis um elenco de despesas correntes, entre outras:
-gastos com o culto divino;
-caridade;
-sustento do clero;
-formação;
-seguros;
-serviços e cartório (expediente, correio, telefone, etc.);

-custos de manutenção (limpeza, água, electricidade, gás, etc.);
-e equipamentos entre outras coisas…

Com quanto devo contribuir?

-Cada um há-de contribuir de acordo com a sua consciência e possibilidades.
Só Deus conhece bem o
valor real de cada oferta (Cf. Lc 21,1-4: a oferta da viúva). (As ofertas são por família).

Como inscrever-me ?

-Basta preencher e entregar o envelope próprio e entregar nos serviços paroquiais, na colecta da Missa, pelo correio ou directamente ao Pároco ou na Sacristia. Basta inscrever-se no 1º ano. (Também pode ser feito por email.) Nos anos seguintes basta indicar o nome completo juntamente com a oferta fazendo alusão que é referente ao Contributo Paroquial. A Paróquia tem o Registo das inscrições das famílias e respectivas ofertas.

Como contribuir?

-Pode fazê-lo por referência multibanco, entrega directa, por exemplo, num envelope, devidamente identificado, indicando tratar-se do seu contributo paroquial, por correio ou através de  transferência bancária:
= Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Albergaria-a-Velha:  NIB: PT50 0045 3310 4011 0202 6180 7  (CCAgrícola).

Pode também fazer o pagamento de Entidade e Referência Multibanco.
(Basta solicitar a referência indicando o valor)

Qual a periodicidade do contributo?

-Anual. E pode fazê-lo de uma só vez ou em várias fracções, conforme preferir.

Posso obter comprovativo/Recibo ?

-Sim. Basta para isso assinalar que pretende recibo e indicar o seu número de contribuinte.
Depois receberá o seu recibo com benefício para o IRS.

Avisos da Semana

Catequese