Baptismo

"Consultar"
 Datas dos Baptismos e Reuniões

O Baptismo

O Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros Sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como Filhos de Deus; tornamo-nos de Cristo e somos incorporados na Igreja e feitos participantes na sua missão. Baptizar significa “mergulhar”, “imergir”. O mergulho na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai ressuscitado com Ele como “nova criatura”. (C.I.C.1213-1214)

Os Baptismos são nas Missas Dominicais nos dias marcados pela Paróquia.

Os Pais

Os pais têm a obrigação de procurar que as crianças sejam baptizadas logo após o nascimento. Vão ter com o pároco, peçam-lhe o sacramento para o filho e preparem-se devidamente. (Cânone 867, CDC)

Para que a criança seja licitamente baptizada, requer-se que os pais, ou pelo menos um deles, ou quem legitimamente fizer as suas vezes, consintam e haja esperança fundada de que ela irá ser educada na religião católica.(Cân 868, CDC)

Os pais devem apresentar-se no horário do Atendimento Paroquial
com a antecedência mínima de três meses para marcarem o Baptismo.

Os Padrinhos

Dê-se ao baptizando um padrinho, cuja missão é, conjuntamente com os pais, apresentar ao Baptismo a criança a baptizar e esforçar-se por que o baptizado viva uma vida cristã consentânea com o Baptismo e cumpra fielmente as obrigações que lhe são inerentes. (Cânone 872, CDC)

Haja um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha. (Cânone 873, CDCNo caso de haver um só padrinho(ou madrinha) também se pode aceitar uma pessoa como testemunha.

Para alguém poder assumir o múnus de padrinho requer-se que:

-Tenha completado dezasseis anos de idade;
-Tenha recebido os Sacramentos de Iniciação Cristã (Baptismo, Eucaristia e Crisma);
-Leve uma vida de harmonia com a fé cristã;
-Não esteja a viver em União de Facto ou casado só civilmente;
-Participe na Eucaristia Dominical;
-Não seja o pai ou a mãe do baptizando. (Cânone 873, CDC)

Se reside fora da Paróquia de Albergaria-a-Velha, aquele que foi convidado para padrinho ou madrinha deve procurar atempadamente o pároco onde reside, para fazer a preparação para o Baptismo (também pode realizá-la juntamente com os pais em Albergaria-a-Velha) e para pedir o Documento de Idoneidade, que deverá ser entregue pelos pais juntamente com a Inscrição de Baptismo.

Preparação para os Baptismos

O Sacramento do Baptismo exige uma preparação adequada para pais e padrinhos. Assim, realizam-se em princípio, duas reuniões nos dois primeiros Sábados de cada mês, no Centro Paroquial de Albergaria, às 17 horas.

Registo Paroquial e Contributo

No fim da celebração os pais e padrinhos seguem logo atrás dos acólitos até à sacristia onde serão feitas as assinaturas no registo paroquial.

Após a assinatura devem entregar uma oferta mínima de 25 € para a Paróquia, conforme está estipulado pela tabela publicada pela Diocese em 1 de Julho de 2008.

Fotografias

É importante o registo fotográfico (e/ou de vídeo) do Sacramento do Baptismo. Contudo, só poderá haver, no máximo um fotógrafo e um operador de vídeo por cada Baptismo. E em datas com um grande número de Baptismos terá de ser combinada uma modalidade que evite uma grande afluência de operadores de vídeo e fotografia, o que seria grave incómodo para a vivência da celebração.

Lembra-se, uma vez mais, que no fim da celebração não são permitidas fotografias dentro da Igreja. Poderão ainda realizá-las na Sacristia aquando das assinaturas e depois no adro da Igreja.

Não esquecer

• É necessário comparecer na Igreja Matriz cerca de 15 minutos antes da   celebração para ocuparem os respectivos lugares, previamente reservados   para os pais e padrinhos;
  • Trazer para a Celebração:
                > uma toalha para enxugar a criança após o Baptismo;
                > uma Veste Branca para ser colocada na criança;
               > uma Vela que será acesa no Círio Pascal durante a celebração.
  • Desligar ou silenciar o telemóvel antes de entrar na Igreja;
  • Pedir a colaboração aos familiares e amigos para guardarem o devido silêncio e recolhimento dentro da Igreja, não só durante a celebração mas também antes e principalmente depois de terminar a celebração.

Parabéns

O nascimento de um filho é motivo de grande alegria para os seus pais e para toda a família e amigos. Também deve ser vivido com grande responsabilidade e alegria o seu Baptismo.

Dou-vos os parabéns, a vós, pais e padrinhos que optais por oferecer à criança o que têm de melhor: DEUS. Que nunca esqueçais os compromissos que assumis ao pedirem o seu Baptismo.

Votos de muitas felicidades para a vossa criança e para todos vós que sereis as suas primeiras testemunhas na transmissão da Fé cristã.

Albergaria-a-Velha, 6 de Setembro de 2011

O Vosso Pároco,