Breve História do Coro Paroquial Litúrgico da Paróquia de Albergaria-a-Velha

Embora o Grupo Coral Paroquial Litúrgico de Albergaria-a-Velha tenha existência anterior, este é objecto de uma profunda reestruturação em 1999. É nesta data que o actual Director assume também a sua coordenação. O Grupo adopta a designação genérica de Coro Paroquial Litúrgico de Albergaria-a-Velha.

A sua formação conta actualmente com 30 coralistas, inseridos numa estrutura organizacional bem definida e que conta, também desde 1999, com a importante colaboração da Odete Teixeira com responsável máxima.

Maria Adelina Simão é, também desde aquela data, a Coordenadora Litúrgica, contando ainda com a importante participação de António Rodrigues que assume o Secretariado Litúrgico.

Carlos Pereira é o elemento do grupo que dá apoio ao apronto de todas a condições funcionais. Toda a logística que antecede a participação do grupo nas celebrações é assegurada por este dedicado elemento.

Como organistas, o grupo conta com Miguel Rodrigues (Prof.) e Vera Lúcia Silva, sendo o Miguel Rodrigues organista titular. Em muitas celebrações o grupo conta ainda com a prestimosa colaboração do violinista Daniel Matys.

Como Salmistas, o Coro Paroquial Litúrgico de Albergaria-a-Velha conta com Maria dos Anjos e Maria Helena Ferreira.

Desde a sua reestruturação, é lema do Grupo Coral a confraternização. Para fazer face às várias iniciativas mais lúdicas do Grupo, foi instituída uma quota mensal, que actualmente é de 1,00€. Esta quotização destina-se a custear um convívio anual, que habitualmente se realiza no dia 25 de Abril e do qual faz também parte uma viagem que já tem levado os elementos do Grupo a diversos pontos do país e também a Espanha.

Outra acção de confraternização levada a cabo pelo Grupo e que já faz parte da sua agenda anual, é a Ceia de Natal que reúne à mesma mesa todos os elementos do Grupo e respectivos familiares.

O magusto e uma sardinhada no final do Verão, são acções levadas a cabo pelo Grupo Coral, de forma a consolidá-lo, ainda mais, através de uma sã convivência e momentos de confraternização.

De entre outros gestos também importantes e interessantes, destaca-se o registo da data de nascimento de cada elemento do Grupo para que nessa data lhe seja enviado um postal alusivo ao aniversário. Este evento termina no final do ensaio seguinte com a degustação de doçarias, dando assim um cunho festivo ao aniversário de cada um.

Num sinal de grande reconhecimento, o grupo junta-se sempre no final do ano numa celebração eucarística em memória dos elementos já falecidos.

Tecnicamente este Grupo cresceu significativamente, participando nas aulas de formação da Escola de Música Sacra (EDMUSA), o que veio dar uma melhoria na qualidade do canto litúrgico aos coralistas que aderiram em grande número.

É importante realçar que todo o funcionamento e gastos logísticos, são suportados pelos elementos, que assim não dependem da Fábrica da Igreja.

Há cerca de dois anos o Grupo passou a dispor de uma componente multimédia que, para já, através da projecção dos cânticos durante as celebrações, leva à Assembleia a possibilidade de uma participação mais activa da mesma nos cânticos litúrgicos executados pelo Grupo Coral.

O Coro Paroquial Litúrgico de Albergaria-a-Velha assenta numa estrutura e numa organização que lhe permite usufruir do profundo reconhecimento que lhe é conferido pela Comunidade Cristã de Albergaria-a-Velha, sempre generosa nos seus gestos

O caminho percorrido neste anos fez-nos chegar a este momento de grandes desafios tecnológicos em que o grupo se está a iniciar com o propósito muito claro de chegar cada vez a mais pessoas, nomeadamente àquelas que estão impossibilitadas de se deslocarem aos locais das celebrações.

Face ao nível de exigência do seu director, António Mendes e também ao empenho dos coralistas, o Grupo passou a ter outra visibilidade e começou a ser solicitado para outras localidades do  país, para assim dinamizarem também algumas das suas festividades religiosas.

Por último, o grupo tem-se empenhado em animar algumas celebrações realizadas, quer no Lar da Misericórdia de Albergaria, quer na Casa de saúde de Santo António. Isto sem esquecer a participação, no primeiro domingo de cada mês, nas Celebrações Marianas levadas a cabo na Capela do santuário de Nossa Senhora do Socorro. Esta disponibilidade tem sido uma constante de grande parte dos elementos do grupo, tantas e tantas vezes com com grandes sacrifício dos seus elementos.

Agradecimento Grupo Coral. Visite também o nosso Facebook, clicando aqui.

Links:

Grupo Coral - Paroquia de Albergaria